sábado, 20 de março de 2010

Resumo sobre inteligência coletiva

Inteligência coletiva

O desenvolvimento dos novos instrumentos de comunicação inscreve – se em uma mutação de grande alcance, a qual ele impulsiona, mas que ultrapassa.
Essa comunicação informatizada nos remete a viagens imóveis, encerradas no mesmo mundo de significação. Meter – se não é mais deslocar – se de um ponto a outro da superfície terrestre, mas atravessar universo de problemas, mundos vividos, paisagens dos sentidos. Essas derivas nas texturas da humanidade podem recortar trajetórias balizadas dos circuitos de comunicação e de transportes, mas as navegações transversais heterogêneas dos novos nômades exploram outro espaço.
O ideal da inteligência coletiva implica competências, é necessário identifica – las. E para aponta – las é preciso reconhece – las em toda a sua diversidade na era do conhecimento, deixar de reconhecer o outro em sua inteligência é recusar – lhe sua verdadeira identidade social, e alimentar seu ressentimento e sua hostilidade, sua humilhação, a frustração de onde surge a violência. Em contrapartida, quando valorizamos o outro de acordo com o leque variado de seus saberes, permitimos que se identificasse de um modo novo e positivo, contribuímos para mobiliza – La, para desenvolver nele sentimentos de reconhecimentos que facilitarão, conseqüentemente, a implicação subjetiva de outras pessoas em projetos coletivos.
A inteligência coletiva é uma inteligência distribuída por toda parte, valorizada, coordenada e mobilizada em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário