sábado, 20 de março de 2010

Navegar no ciberespaço; leitor imersivo

Pierre Lévy é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade.


O ciberespaço se relaciona com todos, inclui a todos, pois tem a capacidade de reunir e concentrar todos esses tentáculos em um mesmo espaço rizomático, sem começo nem fim.

Nessa medida, o ciberespaço deve ser concebido como um mundo virtual global coerente, independente de como se acede a ele e como se navega nele.

Não há um consenso quanto ao sentido que se dá para o ciberespaço.
Trata-se de um sistema que permite simular as percepções humanas, gerando um ambiente virtual que produz a sensação de realidade, na medida em que os objetos se movem de acordo com os movimentos e o ponto de vista do participante, todos controlados por computadores.

Leitor imersivo é aquele que começa a emergir nos novos espaços incorpóreos da virtualidade. Leitor imersivo, quer dizer, aquele que navega através de fluxos informacionais voláteis, líquidos e híbridos -- sonoros, visuais e textuais – que são próprios da hipermídia.
O leitor imersivo é um nativo digital, ou seja, nasceu no contexto da cibercultura. Este leitor conectado na tela por meio de movimentos e cliques de um mouse vai unindo varias informações, criando, brincando e aprendendo de acordo com o seu potencial de dialogo que se for bom vai se multiplicando. Ele também é livre para estabelecer e organizar seu texto ou também ele pode perder na desordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário